quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deixa o vento me levar...


Faz algum tempo que a idéia de ter um blog tem me incomodado. Confesso que não criei um antes por pura preguiça, porque tempo eu tenho tido. Decidi que vou escrever para desconhecidos, mesmo que me conheçam. Gosto de escrever. Se escrevo bem, já é outra história. A unica coisa que me atrapalha, e muito, é a preguiça. Vou tentar esquecê-la, abandoná-la e manter essa página atualizada.
Como eu disse, escreverei para desconhecidos. Então, vou me apresentar a você. O nome não é necessário, já tem aí ao lado. Nasci no dia 21 de agosto, de 1992. Pra você não ter que fazer as contas, eu tenho 17 anos. Sou cristã/protestante e amo o Deus a quem sirvo. Vou a igreja desde criança, mas parei de conhecer a Deus só de ouvir falar há 4 anos.
Para aqueles que acham que servir a Deus é algo chato, monótono e entediante, vou contar o que aconteceu e tem acontecido comigo desde o final do ano passado.
Ano de 2009. Terceiro ano do Ensino Médio. Pressão total para passar no temido vestibular. Estudei como nunca, porque eu achava que faria medicina. Deixei de sair, de ir a encontros, diminui o tempo de computador e televisão nem existia mais. Fiz minhas 9 inscrições pra vestibulares diversos. Apesar das inscrições feitas, eu continuava perguntando a Deus qual era a vontade dEle nessa área da minha vida. Era a medicina a vida que Ele realmente tinha escolhido pra mim? E para o meu desespero, a cada prova que eu fazia e a cada momento, eu percebia que não era. "Mas Deus, eu estudei taanto, fui a workshops, palestras e já gastei tanto dinheiro com vestibular... Como assim não é medicina?". Só sabia que não era. Terminei o ano com essa certeza.
Em janeiro, a idéia de cursinho já estava assimilada. Outro curso começou a surgir nos meus pensamentos. Relações Internacionais. Semelhança com medicina? Nenhuma! Mas sempre gostei de geopolítica, história, línguas, culturas diferentes, então estava disposta a estudar mais um ano para prestar vestibular para Relações Internacionais. Em fevereiro começa a história do SISU, do ENEM. E eu resolvi "brincar" de participar. Existiam três faculdades que tinham o curso de R.I. Duas no RS e uma no RJ. Resolvi tentar no RS, em Pelotas. Adivinha? Passei. Apesar de achar loucura a idéia de ir pro sul, coloquei na cabeça que Deus é quem tinha me preparado essa oportunidade. Ele é quem queria que eu fosse pro sul. Talvez Ele realmente quisesse, mas não pelos mesmos motivos que eu achava.
Cheguei em Pelotas lá pelo dia 20 de março. Depois de um mês conhecendo a cidade, a vida de universitário e de filho que mora longe dos pais e de casa, voltei para Rio Preto (onde moro) para uma simples visita e para trabalhar em um Encontro da igreja. Lembra aquela história de perguntar a Deus o que Ele quer das nossas vidas? Pois é. Se não estiver disposto a ouvir a resposta dEle e obedecer, não pergunte.
Nessa minha visita, Ele deixou claro que meu lugar, por enquanto, é aqui em Rio Preto. "Mas Deus, eu já to instalada em Pelotas. Meus pais não vão concordar comigo se eu disser que quero voltar. Gastei dinheiro pra ir. Vou voltar pra cá e fazer o que? Mas, mas... Tá bom! Eu volto!". Obedecer... Fácil? Definitivamente não é a palavra que me vem a cabeça quando se trata de obedecer. Talvez renuncia se encaixe melhor. Renunciar minhas vontades, renunciar aquilo que a meu ver é o melhor. Voltei pra Pelotas no começo de maio, para buscar minhas malas (todas as seis). Aqueles que compartilham comigo a mesma fé, me apoiaram e ficaram felizes com a minha decisão. Isso é o que muitas vezes nos fortalece e nos anima a tomar a decisão certa, por mais difícil que seja.
O que Deus me falou sobre eu ter ido pro sul? Disse que Ele tem MUITO mais pra minha vida do que simplesmente o sucesso profissional. Me pediu pra descansar, porque Ele está no controle. Falou que tudo em que eu colocar a minha esperança, a minha fé, que não for plano dEle pra mim, vai me frustrar. Mas os planos dEle pra mim, vão me dar paz. "Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)
Faz um mês que voltei de Pelotas. Faz um mês que eu tenho desfrutado da paz que excede todo entendimento humano. A paz que o meu Deus dá. Só Ele. O que eu vou fazer agora? Me preparar para mais um vestibular. Até que o meu Senhor mude meus planos, prestarei Letras/Tradução na UNESP aqui em Rio Preto.
O que aconteceu na minha vida em 6 meses foi muito mais do que aconteceu em alguns anos. Tudo por que eu permiti que todos (todos mesmo) os meus planos fossem mudados. Permiti que o vento do Espírito de Deus me guiasse. Me tirasse da estrada que achava ser a boa para mim para me levar a uma estrada que me leva à boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Muitos que acompanharam e que conhecem toda essa trajetória não entendem. Meu pai é um deles. Sofro até hoje por isso. Mas nada, NADA, se compara a paz que ser levada pelo vento de Deus dá.
É esse vento que eu quero que me leve a cada dia, a cada momento, a cada escolha... Que você possa experimentar dessa paz, da alegria que é servir a Deus e permitir que Ele te leve em Seu vento.

"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29:11)




3 comentários:

  1. Eai Naty ! Té que enfim UM BLOG ! Compartilho contigo, faz tempão q eu to pra criar um mas a preguiça é osso .. um dia eu crio... mas tenho medo com essa mente q eu tenho o google capaz de comprar ele rápidão e eu ficar milhonário vai saber né

    ResponderExcluir
  2. Ai, Altair! hahahaha
    Sua humildade me comove, sabe como é, né? Mas assim, eu apoio TOTAL a idéia de você criar um blog... Prometo que lê-lo-ei sempre! hahahhaa
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu li e gosti...muito! :D
    Beijoo, Nate!

    ResponderExcluir